Babá ou Escola?

Esse texto foi feito para um projeto de postagem coletiva no Nós Mães alguns meses atrás, resolvi colocar aqui novamente porque gosto dele! Além disso, sinto que existe ainda muita cobrança para as mulheres independente de suas escolhas e necessidades, e é claro que não é assim, cada mãe é uma mãe, cada casa é uma situação, e respeito é fundamental.

Como o texto foi escrito antes, alguns fatos já mudaram, salvo a vontade de que o respeito seja preservado!

Considero esse um tema muito subjetivo, pois depende de diversos fatores familiares e pessoais de cada mamãe.

No meu caso, acho que nada substitui um colo de mãe, principalmente nos primeiros meses de vida. Claro que existem ótimos berçários e creches, e existem ainda excelentes babás, vovós ou familiares que assumem bem essa função, é óbvio que nem toda mamãe pode ficar em casa com seu bebê.

Dentro de tantas possibilidades, ou poucas, cabe a cada família optar por aquilo que pode ou  prefere.

Há mamães que ficam em casa, e há mamães que possuem um ritmo de vida que não as deixam parar de trabalhar fora, o que não as tornam menos nem mais, cada família é de um jeito, e as decisões e necessidades de cada uma dessas mulheres devem ser respeitadas.

Eu optei por fazer minhas atividades enquanto cuido eu mesma do meu filho Luca. A Clara, filha da Bárbara, fica com a vovó materna que é uma super mãezona! Ah gente, colo de vó também é uma delicia, não acham? (Logo vou escrever sobre as minhas avós). Agora que chegou a Maria, a Bárbara está de licença maternidade, e está em tempo integral curtindo as duas filhotas enquanto amamenta muito!

E continuando as reflexões acerca do tema, penso que uma casa além de aconchego, também pode trazer diversos riscos às crianças, então se a família não estiver muito segura quanto a isso, e caso não tenha uma pessoa de confiança para que cuide dos pequenos, com certeza a escola possui um ambiente e estrutura adequados para esse fim, e conta ainda com estímulos próprios para cada faixa etária, o que favorece o desenvolvimento motor e cognitivo, entre outras habilidades.

Mesmo ficando  com a babá, ou com familiares, haverá um momento em que a criança precisará ingressar na escola, adiantar esse momento cabe então a cada família.

Desejo uma boa escolha para vocês!

Andressa Borges Fotografia

 Acima Clara e Giulia com a Vovó, Muito amor envolvido!
 

951-MeninoEstudando-21

 

Beijos e até mais!

 Marcela

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s