Desabafo sobre a depressão.

eye-609987_1920
Foto: Pixabay

 

Já tive depressão, e conheço quem tem ou já teve em algum momento.

Estive pensando sobre as coisas que ouvi quando ingenuamente falei para algumas pessoas sobre o que tinha, também já engoli muita bobagem de pessoas questionando a depressão daqueles que amo.

Comentários do tipo: “Não tenho tempo para ter depressão”, “Isso é coisa de gente fraca”, “Gente desocupada”, “Porque vocês tem tanta depressão?”, “Eu não tenho isso!”, “Deveria ter um filho”, “Quem tem filho não tem depressão”, “Falta de fé”, “Precisa trabalhar”, “Vai fazer alguma coisa”… Vou até parar de enumerar aqui, pois já vai dando uma raivinha só de lembrar sabe?

O pior é que a pessoa depressiva ouve esses absurdos e não tem coragem nem forças de argumentar, de dar as costas. A pessoa se sente realmente culpada, vai recebendo as porcarias dos outros. Comentários maldosos!

Quer saber?

Não é que o fulano ou a fulana não tem tempo de ter depressão, é que graças a Deus não tem depressão! Quando eu tive depressão também não tinha tempo!

Doenças não respeitam o tempo e as atividades das pessoas, elas às vezes chegam…

Quem tem filho pode ter depressão sim! Conheço mulheres mães, que sentem vergonha em dizer que estão depressivas, é a pressão que sofrem dos que estão dispostos a julgar, sofrem caladas sem pedir ajuda.

Desumana a sociedade (família, amigo, trabalho) que deixa uma pessoa sofrer assim e fica insensível. Continuam a cobrar padrões que julgam ideais para todos, recebem esse tipo de sofrimento alheio como sendo mera bobagem.

Medir a fé dos outros já é demais! A fé e a religião não imunizam das doenças, inclusive da depressão e sofrimentos, não é esse o sentido…

Muitas pessoas não dizem que estão com depressão por vergonha ou medo do julgamento alheio, hoje sei que não se deve ficar falando pra todo mundo mesmo, tem gente que não merece saber porque não tem carinho e gentileza para entrar na intimidade dos outros, tem gente que não respeita, que aponta o dedo e vai falando o que quer, sem fundamento nenhum, baseado apenas na sua subjetividade.

Quem sofre com depressão precisa pedir ajuda para as pessoas certas. Tem solução, parece que não, mas passa!

Depressão é doença, não é frescura!

Fé em Deus e confiança no que realmente pode ajudar, os palpiteiros ignora!

Beijos,

Marcela

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s